HISTÓRIA DA APAE

Em 1972, D. Lays Lugão de Carvalho, preocupada com as crianças de Caratinga que não se enquadravam no padrão de normalidade, e com a dificuldade de ingresso ou permanência do Ensino Regular, iniciou um atendimento, á essas crianças, em casa cedida pelo então prefeito Moacir de Mattos, à Praça da Conceição e depois transferida para a Sede dos Escoteiros à Rua Princesa Isabel, devido ao crescente número de alunos. Mais tarde o Sr. Omar Coutinho doou à Loja Maçônica Caratinga Livre em um terreno para que fosse construída pela Maçonaria. Em homenagem a seu benfeitor foi dado o nome de seu pai à escola que passou a se chamar “Escola de Reabilitação da Criança João Evangelista de Azeredo Coutinho”. 

Para facilitar a manutenção dessa escola foi fundada em 18.05.1974 a APAE CARATINGA com finalidades de garantir o atendimento especial às pessoas portadoras de deficiência, residentes no município e de outros municípios vizinhos, contando para isso o apoio da comunidade e do governo municipal de Caratinga. Ao longo de sua trajetória a APAE – CARATINGA foi ampliando a oferta de atendimentos especializados tais como: psiquiatria, neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, odontologia, terapia ocupacional e assistência social. A instituição presta serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para viabilizar esse atendimento conta com uma equipe multidisciplinar contratada pela entidade. Conta também com profissionais cedidos pelos municípios e pela Secretaria do Estado da Educação, ressaltando também os queridos voluntários.

Atende às pessoas com deficiências de diferentes tipos: mental, física, auditiva e múltipla em atendimentos individuais, em grupos e nas salas de aula.

Possui convênio firmado com o governo municipal, estadual e federal de repasse de recurso financeiro e/ou pessoal, e o apoio de sócios contribuintes.

Em 1998 recebeu a doação de uma área de 12 mil metros quadrados, feita pelo Sr. José Salim constituindo um segundo endereço da instituição conhecido como Módulo II  Rua Roberto Alves de Sousa, nº 136 – Bairro Monte Líbano.

Missão

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

A APAE de Caratinga será progressivamente reconhecida em atendimento especializado, através de ações inovadoras em qualidade de vida e garantia de direitos às Pessoas com deficiências.

Futuro

Ser a referência na prevenção, inclusão social e na geração de difusão de conhecimento sobre Deficiência Intelectual.

 

A APAE de Caratinga será progressivamente reconhecida em atendimento especializado, através de ações inovadoras em qualidade de vida e garantia de direitos às Pessoas com deficiências.

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

OBJETIVOS

INFRAESTRUTURA

CONHECENDO NOSSOS ESPAÇOS

Piscina terapêutica

Anterior
Próximo

DIRETORIA

Luís Henrique Bitencourt de Carvalho

Presidente da APAE de Caratinga

DIRETORIA EXECUTIVA

CONSELHO ADMINISTRATIVO

CONSELHO FISCAL