Quem Somos

Home/Quem Somos

APAE-CARATINGA/MG

Nome da Escola: Escola de Reabilitação da Criança João Evangelista de Azeredo Coutinho

Diretora: Rita de Cássia Rodrigues

Supervisora: Maria Claret de Faria Cimini

Secretária: Renata Vieira de Souza Batalha

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – Caratinga, nasceu em 1972 e a partir daí, desenvolveu-se sem perder de vista a sua proposta de despertar na consciência da comunidade a importância do atendimento ao deficiente.

Para desenvolver suas atividades conta com o apoio de pais, doadores, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – engajadas na obtenção de recursos físicos, materiais e financeiros necessários ao desenvolvimento da assistência que é prestada a aproximadamente 400 alunos, residentes na cidade de Caratinga e vizinhança, com deficiência intelectual e múltipla entre elas: autismo, síndrome de down, deficiência auditiva e deficiência visual.

Os alunos são incentivados à prática de esportes e à inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência e à estimulação precoce que é fundamental para o seu desenvolvimento.

Além das aulas de artes e incentivo ao esporte a APAE Caratinga oferece equoterapia, capoeia e aula de informática.

Nossos projetos são: Clube de Mães, Escola de Pais e Educação Profissional.

  • Clube de Mães
  • O Clube de Mães é um instrumento de educação que objetiva proporcionar às mães, através da vivência em grupo, desenvolvimento de sua personalidade com base no reconhecimento da capacidade que tem o indivíduo e o grupo de melhorarem e se aperfeiçoarem, tendo como consequência a melhoria nas condições de vida.

  • Escola de Pais
  • Grupo onde os pais se reúnem e se ajudam, dando oportunidade às famílias de formação e atualização do conhecimento em relação aos direitos dos filhos e como lidar com eles. Os participantes são certificados pela UNIAPAE – Universidade Corporativa da Rede APAE.

  • Educação Profissional
  • Um dos objetivos/programas da APAE é a inserção do aluno no mercado de trabalho, respeitando suas limitações, bem como a busca de soluções para que o aluno alcance condição de ser incluído na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão.

  • Áreas de Atuação
  • Assistência Social, Educação, Esporte, Formação e Qualificação Profissional, Saúde e Artes.

    Atendimentos oferecidos na APAE Caratinga

    1- Saúde:

    Psicológico, assistência social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia, odontologia, neurologia, psiquiatria, nutricionista.

    2- Educacional:

    Educação Infantil: 0 a 5 anos e 11 meses
    Ensino Fundamental: de 6 a 15 anos e 11 meses
    Educação Profissional: a partir dos 16 anos

    Parceiros APAEXONADOS

    Seja mais um nesta rede e faça a diferença na vida de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual

    Saiba Como Ajudar